sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Os Sertões finalmente em quadrinhos


Um dos maiores clássicos da literatura em língua portuguesa finalmente chega ao universo dos quadrinhos: "Os Sertões" de Euclides da Cunha. Não deixe de conferir, em breve, um comentário aqui no Nona Arte. Isso é... se sobrar dinheiro no final do ano para compra o Livro... Quem sabe um Papai Noel não ajuda?

Marjane Satrapi leva nova história ao cinema


Depois da aclamada adaptação cinematográfica da banda desenhada "Persépolis" (2007), a realizadora Marjane Satrapi vai levar "Poulet aux Prunes" ao grande ecrã, contando desta vez com um elenco de carne e osso. A portuguesa Maria de Medeiros foi uma das atrizes escolhidas.

As rodagens começam em julho na capital alemã, Berlim. Maria de Medeiros irá contracenar com Mathieu Amalric, Chiara Mastroianni, Djamel Debbouze, Isabella Rossellini e Golshifteh Farahani, para dar vida à história de um músico que decide morrer depois de o instrumento que toca se partir.

"Poulet aux Prunes" (Frango com Ameixas, em português), já lançado no Brasil, valeu a Marjane Satrapi o prémio de melhor álbum de BD no Festival de Angoulême.

Recorde-se que Satrapi, uma exilada iraniana a residir em França, ganhou reconhecimento no mundo da realização após o lançamento do filme de animação "Persépolis", baseado na sua banda desenhada autobiográfica com o mesmo nome. O filme estreou no Festival de Cannes de 2007, onde recebeu o prémio do júri.

(do site português Boas Notícias)

sábado, 4 de dezembro de 2010

Uma guerra muito pessoal


Narrativas sobre conflitos armados são uma tradição literária desde que o grego Homero escreveu a história sobre o cerco de Troia. Desde então, a literatura mundial está repleta de grandes livros, como: Guerra e Paz (Tolstoi), Por quem os sinos dobram (Hemingway), Nada de novo no Front (Erich Remarque), Os Sertões (Euclides da Cunha) entre outros. A literatura em quadrinhos, na trilha desses sucessos editoriais também já elegeu os seus clássicos, entre eles: Maus (Spielgman), Guerra de Trincheiras (Tardi), Gorazde (Joe Sacco), Valsa para Bashir (Ari Folman) só para citar alguns.

Infelizmente, o mais recente lançamento da editora Zarabatana Books – A Guerra de Alan, do francês Emmanuel Guibert – não pode ser inserido nessa lista. O livro foi lançado no mercado europeu em uma sequencia de três volumes. O último só publicado em 2008, oito anos após o lançamento do primeiro número.

O livro remonta as memórias do soldado Alan Ingram Cope durante a II Guerra Mundial. Alan entrou no exército no final de 1944 e só chegou ao palco do conflito em 1945. Sem disparar um único tiro ao longo de toda sua passagem pela Europa, Alan esteve envolvido em tarefas burocráticas e efadonhas. Suas ações de guerra se limitaram a vigílias noturnas e administração de documentos.

É uma pena que o talento de Emmanuel Guibert, que já teve a série o Fotógrafo publicada no Brasil, tenha sido desperdiçado com uma história tão frágil. O verdadeiro problema de A Guerra de Alan não é a narrativa ou os desenhos de Guibert, mas o próprio Alan...Ninguém esperava corpos despedaçados, atos heroicos, lutas sangrentas entre aliados e nazistas... Outros artistas já mostraram que é possível fazer grandes histórias a partir dos pequenos acontecimentos do dia a dia. Só que o leitor, sinceramente, merecia mais desta história. Alan faz um relato extenso, mas superficial da guerra... Enfim... Passe longe.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Música e traço


Os artistas gráficos Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho juntaram seus talentos e uma flagrante paixão pela música e desde setembro estão fazendo a alegria de uma legião de seguidores do seu site quadrinhos rasos. A cada semana eles vêm publicando versões em quadrinhos para clássicos da música popular brasileira e internacional.

A versatilidade das músicas escolhidas pelos dos ilustradores chama a atenção. No site, Caetano Veloso, Engenheiros do Hawaii, Mamonas Assassinas, Gonzaguinha, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, entre outros artistas têm trabalhos seus ilustrados de forma competente pela dupla.

Não deixe de acompanhar o site e conferir as novas músicas, digo quadrinhos, semanalmente.