Esta excelente dica vem da amiga e leitora do Nona Arte, Cristina Carvalho: O Filme Joyeux Noël, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2005, relata um episódio fantástico e real que ocorreu durante o natal de 1914, onde soldados alemães, franceses e britânicos cessaram por um momento as hostilidades e se confraternizaram.
Eu já havia feito referência a esse acontecimento o escrever sobre o livro "Às Inimigo" de George Pratt. Os mais antigos vão lembrar de um clip de Paul MacCartney dos anos 80 onde o próprio beatle interpreta, ao mesmo tempo, um oficial alemão e um inglês que trocam fotos e brindam no dia do natal enquanto os soldados disputam uma improvisada partida de futebol.
Pois bem, a história era verdadeira. E aconteceu em diversos pontos do front, não apenas em 1914, mas se repetiu em 1915. Relatos sobre estas confraternizações foram encontradas em cartas escritas por soldados dos dois lados em conflito e "censuradas" pelos oficiais...
Depois de ter a chance de assistir ao filme, não poderia deixar de indicá-lo aos outros leitores do Nona Arte. O filme é imperdível.
Não deixe de conferir outros posts sobre a Primeira Guerra em: A mãe de todas as guerras ou Inferno nas Trincheiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário