sexta-feira, 9 de julho de 2010

Quadrinhos e denúncia


A fusão entre quadrinhos e internet tem resultado em projetos que estão revolucionando o cenário mundial das artes e principalmente do jornalismo. Há diversos sites na web que têm servido de plataforma para histórias que revelam os bastidores de acontecimentos recentes da política internacional. Dois exemplos desses portais são o Zarah´s Paradise e o Archomix.

O site Archomix foi criado em 2008 pelo americano Dan Archer e está voltado a oferecer ao público uma nova perspectiva sobre temas da política externa e interna dos Estados Unidos e ``dar voz àqueles que, de outro modo não poderiam ser ouvidos´´. Entre as diversas histórias disponibilizadas no site os leitores podem encontrar quadrinhos sobre as desventuras de mendigos nas ruas de Lagos (Nigéria), o envolvimento dos Estados Unidos no golpe contra Salvador Allende no Chile, a exploração do trabalho escravo de agricultores da América Central em fazendas de tomate da rede Burger King na Flórida ou ainda o recente golpe de estado em Honduras. Essa última história ganhou uma versão impressa que pode ser adquirida por meio do próprio site por apenas cinco dólares.

Assim como o jornalista Joe Sacco, o quadrinista Dan Archer não hesita em fazer suas escolhas. No caso do golpe de estado em Honduras ele claramente defende o ex-presidente Manuel Zelaya. O artista tem construído uma rede de articulações e já conseguiu traduzir suas histórias para diferentes idiomas, incluindo japonês. Recentemente Archer iniciou uma colaboração com uma lenda dos quadrinhos americanos Havery Pekar e tem desenvolvido uma história sobre a cultura e a literatura dos judeus que viveram no leste europeu.


Perseguição em Teerã

Outro site que tem utilizado a linguagem dos quadrinhos para contar histórias verdadeiras e fazer denúncias políticas é o Zahara´s Paradise. O site é resultado da inusitada reunião entre um escritor persa, um artista árabe e um editor judeu. Suas identidades são mantidas em anonimato para evitar perseguições políticas.
A história une ficção e realidade para denunciar os desrespeitos aos direitos humanos e políticos do povo iraniano a partir da eleição de 2009, que foi denunciada internacionalmente como uma fraude. Uma mãe busca desesperadamente notícias sobre o filho ativista desaparecido após os protestos que tomaram Teerã. O jovem Mehdi some sem deixar vestígios. Em nenhum dos lugares pelos quais sua mãe e seu irmão peregrinam há qualquer notícia que permita levar ao seu paradeiro.

O autor da história, que usa o pseudônimo de Amir, tem descendência americana e iraniana e é jornalista, documentarista e militante dos direitos humanos. Já o ilustrador, que usa o nome de Khalil tem um trabalho reconhecido internacionalmente. Zahra´s Paradise é sua primeira graphic novel.

Zahra´s Paradise está disponível no site em inglês, farsi, árabe, francês, italiano, espanhol, português e deve ganhar versões em outros idiomas em breve. O projeto tem despertado a atenção da mídia internacional e já foi destaque em jornais e revistas internacionais, como a alemã Der Spiegel, a inglesa The Economist ou o jornal brasileiro Folha de S.Paulo.

Folhetim 

Zahra´s Paradise é publicada em formato de folhetim. Todas segundas, quartas e sextas uma nova página é lançada no site. Até o dia nove de julho, já haviam sido publicadas 66 páginas da história. A história revela a ocorrência de prisões ilegais ocorridas dentro de hospitais, onde até mesmo manifestantes feridos foram levados pela polícia política iraniana.



Uma das páginas está dedicada a Neda Agha Soltan, a jovem iraniana assassinada em junho de 2009 durante uma passeata e que ser tornou mártir e símbolo da resistência contra a violência da polícia iraniana. A morte de Neda foi registrada em vídeo e massificada através de blogs no mundo inteiro.

Assista a um filme de animação que conta os últimos momente de vida de Neda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário