sábado, 4 de junho de 2011

Divina Comédia em quadrinhos


Do jornal A Tarde 

Neste sábado, dia 04, chega às livrarias uma versão de A Divina Comédia, obra renascentista de autoria de Dante Alighieri, em versão quadrinhos. O lançamento é da editora Peirópolis. O trabalho, que faz parte da coleção Clássicos em HQ, percorre o paraíso, o inferno e o purgatório de Dante a partir das aquarelas do quadrinista Piero Bagnariol inspiradas em imagens célebres de pintores que também se dedicaram a representar a obra clássica. O roteiro é de Giuseppe Bagnariol e o projeto ainda contou com consultoria de Maria Teresa Arrigoni, especialista em Dante Alighieri.

Considerada a grande obra-prima do poeta florentino, A Divina Comédia foi, ao longo de muitos anos, lido e divulgado com o título originalmente dado por Dante: Comédia. Só a partir de uma edição publicada em Veneza, em 1555, é que o adjetivo “divina” passou a fazer parte do título, acréscimo de outro autor célebre da época, Giovanni Bocaccio.

Para o quadrinista italiano radicado no Brasil, Piero Bagnariol, A Divina Comédia é quase a pedra fundamental do idioma italiano. Coube a ele uma cuidadosa pesquisa iconográfica em parceria com seu pai, que realizou um estudo da vida de Dante Alighieri para embasar os roteiros de passagem entre um e outro trecho do poema. Os trechos escolhidos foram publicados na forma original das traduções, que por sua vez, foram escolhidas por Maria Teresa Arrigoni. Ela indicou para o Inferno a tradução de Jorge Wanderley; e para o Paraíso, a tradução de Haroldo de Campos. O Purgatório ficou por conta da tradução de Henriqueta Lisboa, escolha da Peirópolis, editora que cuida da obra da poeta e tradutora modernista.

O posfácio também é assindo por Giuseppe Bagnariol, que detalha o processo de pesquisa do projeto.
Os autores: Piero Bagnariol nasceu na Itália e veio para o Brasil com vinte anos, em 1992. Quadrinista e grafiteiro é um dos fundadores da revista Graffiti 76% quadrinhos, que edita desde 1995, e autor do álbum Um dia uma morte, com roteiro de Fabiano Barroso. Já Giuseppe Bagnariol é médico e grande conhecedor d’A Divina Comédia.

Confira o blog da editora dedicado especialmente à divulgação do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário