O blog espanhol La Cárcel de Papel publicou hoje uma resenha sobre o lançamento - no mercado editorial espanhol - de um quadrinho que relembra um momento importante da recente história do Peru: a Comissão da Verdade e Reconciliação.
Os autores Luis Rossel, Alfredo Villar e Jesús Cossio fazem uma crônica minuciosa da brutal situação que viveu o Peru durante a década de 1980. A violência do Sendero Luminoso e do Exército peruano transformou o país em um imenso cemitério, com mais de 70.000 mortos entre a população civil.
Os autores descrevem a crueldade de todos os grupos militares e paramilitares envolvidos e o sofrimento da população que assistia impotente a espiral de violência em que o país foi mergulhado.
Vamos aguardar, com muita paciência (sentado é melhor, senão cansa), que alguma editora brasileira resolva lançar o livro por aqui. Aliás, assunto para um próximo comentário deste blog é a hegemonia dos quadrinhos americanos e europeus no mercado brasileiro. Poucos (diria até - pouquíssimos) autores latino-americanos, africanos ou asiáticos - exceto os japoneses - conseguem ser publicados por aqui.
Confira uma amostra do livro no site da editora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário