sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

De Profundis - poesia em movimento


O artista espanhol Miguelanxo Prado é um dos mais importantes e respeitados quadrinistas espanhóis da atualidade. Ele se tornou conhecido mundialmente ao ilustrar uma das histórias da série The Sandman, de Neil Gaiman, mas antes disso já tinha uma trajetória de sucesso na Europa.

Em seu projeto mais recente ele resolveu inovar, e se aventurou em uma nova arte: o cinema. Após cinco anos de exaustivo trabalho Miguelanxo Prado lançou "De Produndis" - um filme de animação inovador que conquistou o Prêmio Goya (um dos mais importantes prêmios de cinema na Europa) em 2007 e foi exibido em algumas poucas salas de cinema do Brasil em novembro de 2009.

Para realizar o filme, Prado pintou à mão quase 20 mil imagens para depois uni-las em computador. O artista utilizou, na maior parte do tempo, a técnica da pintura à óleo. Isso fica bem nítido ao vermos o filme: a sensação é de assistirmos uma galeria em movimento.

O filme conta a história de um pintor que sempre sonhou em ser marinheiro para conhecer os seres e as impressionantes formas e cores que habitam o mar. Sua viagem fascinante o leva, entre naufrágios, baleias e sereias a um mundo fantástico e de sonho. Enquanto o pintor empreende sua viagem, a esposa o aguarda em casa, no meio do mar, tocando seu violoncelo melancolicamente. Nenhum dos dois sabe se algum dia voltarão a encontrar-se.

Em uma entrevista, Prado disse que precisava experimentar este desafio de produzir um longa de animação, mas o quadrinho continua a ser para ele a arte suprema: "Há uma conclusão clara depois de todas as linguagens que utilizei: a banda desenhada é aquela que eu acho mais potente e onde tenho maior satisfação com a criatividade. A combinação é quase perfeita", disse.

O jornal espanhol El País comenta que o filme é "Uma viagem à zona secreta do ser humano, aos sugestivos e turbulentos fundo do mar e da psique. Sonho e pesadelo. Tormenta, naufrágio e paraíso."

O filme não tem diálogos. Toda a narrativa e a força dramática está nos desenhos e na trilha sonora construída pelo músico espanhol Nani García.

Na Europa está à venda um ábum que reúne a história em quadrinhos - feita a partir dos desenhos elaborados para a animação - e um DVD com o filme.

O trabalho é imperdível. Se o filme (por sorte) ainda estiver em exibição na sua cidade, não deixe de assistir. Ou procure na locadora mais próxima...

Confira um trailer oficial do filme e dois programas veiculados em TVs espanholas:






Nenhum comentário:

Postar um comentário