domingo, 27 de fevereiro de 2011

A saga do descobrimento do Amazonas


Um mundo desconhecido. Culturas completamente diferentes, temperaturas terrivelmente altas, doenças, insetos... Durante seis anos o navegador espanhol Francisco Orellana e sua tripulação exploraram os rios da bacia amazônica e escreveram um dos momentos mais importantes na história dos grandes descobrimentos: a primeira viagem ao longo de toda a extensão do rio Amazonas, da sua nascente à foz.

O ano de 2011 marca os quinhentos anos do nascimento do navegador e está sendo objeto de grandes comemorações na Espanha. Como parte das celebrações, o Centro Extremeño de Estudios y Cooperación con Iberoamérica acaba de lançar o livro Navio de Tuertos, do artista Fermín Solís, que relata a história de Orellana durante o período em que navegou o ´´Rio-Mar´´.  O livro é o primeiro volume de uma série que pretende revisitar os grandes acontecimentos da história das navegações para estudantes das escolas espanholas.

Fermín é um jovem artista espanhol, vencedor de prêmios como ´´Prêmio Nacional de Comic´´ ou o Salão de Comic de Barcelona. Seu trabalho lembra imediatamente dois artistas brasileiros: Caco Galhardo e Fido Nesti. Um traço claro, simples e um tanto cômico. Fermín diz que sua intenção era fazer uma obra acessível a diferentes públicos... em especial crianças e adolescentes.

O Nona Arte recebeu do Centro Extremeño um exemplar de Navio de Tuertos para avaliação. A obra resulta em um excelente trabalho, considerando o propósito ao qual a série está destinada. O artista espanhol revela muita familiaridade com a narrativa gráfica. O enredo é bem construído e Fermín consegue superar o seu maior desafio, que é conseguir contar uma história fantástica e cheia de aventuras em pouco mais de 60 páginas. Outro feito alcançado por Navio de Tuertos é o de ser um trabalho voltado para estudantes, mas sem o ranço de ser uma ´´obra didática´´, onde muitas vezes encontramos narrativas extremamente formais e pouca criatividade. Confira uma entrevista coletiva do artista e dos coordenadores da série concedida a uma TV espanhola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário