segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Artistas espanhois se unem e lançam quadrinhos sobre o movimento de estudantes



Um grupo de artistas espanhois, de diferentes cidades do país, acaba de lançar um livro que reúne ensaios e quadrinhos que relatam o movimento de estudantes nas praças da Espanha para protestar contra a crise econômica que atingiu o país. "Yes, we camp!" faz uma óbvia brincadeira com o slogan de campanha do presidente americano, Barack Obama, e lembra os acampamentos que tomaram conta de espaços como a Porta do Sol, em Madri.

O Dia 15 de maio ficou marcado como o dia em que os jovens espanhois saíram às ruas para exigir democracia, emprego, educação...  Os protestos se espalharam rapidamente graças às redes sociais, em especial o Twitter. Em três dias o movimento já ocupava praças em Málaga, Granada, Barcelona e Tenerife.

Os cidadãos organizaram-se eficientemente em comités que se dedicavam a questões legais, de comunicação, limpeza, comida, saúde e até música. Foi levada tanta comida para os acampamentos que os organizadores tiveram de encontrar uma forma de armazená-la.

O site espanhol Dibbuks colocou para livre acesso na internet o livro que transformou os protestos do 15 de Maio em uma grande reportagem em quadrinhos, por diferentes autores.

O livro está disponível na íntegra. No prefácio, os autores (desenhistas e escritores) disseram sentir uma responsabilidade e uma oportunidade únicas. Por isso abriram mão de direitos e manifestaram o desejo de que o projeto ganhe o mundo... Ao final, fazer um mundo melhor é algo com o que estamos todos de acordo. O trabalho é para ser impresso, lido e compartilhado... Um documento denso, atual, dinâmico... Passem adiante... Imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário