sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Exploração de ouro atinge comunidade indígena na Guatemala


Extraction!: Comix Reportage - Gold (Guatamala) reportage by Dawn Paley/ comix by Joe Ollmann                                                           

O site Archomix publicou nesta semana uma impactante reportagem em quadrinhos sobre o trágico tratamento que comunidades indígenas na Guatemala receberam da empresa mineradora canadense Goldcorp:  aumento da mortalidade infantil, alastramento de problemas de saúde e uma série de outros dramas decorrentes da atividade da empresa em minas de ouro.

A mineradora tem concessão de exploração em extensas porções de terra do país de apenas 108 mil quilômetros quadrados. Os tratados comerciais - segundo os movimentos sociais guatemaltecos - aviltam o país. O resultado é um país com um milhão de habitantes em extrema pobreza e três milhões em situação de pobreza. Em algumas cidades, até 49% das crianças com até cinco anos sofrem de desnutrição crônica.


Em 2010, líderes indígenas da Guatemala exigiram o encerramento de uma mina de ouro, em San Marcos. A GoldCorp foi acusada de contaminar os rios, degradar o ambiente e de estar na origem de conflitos de terra. Crisanta Pérez, líder indígena, denunciou a utilização de explosivos e constante passagem de veículos pesados, que danificaram cerca de 140 casas. Dezenas de moradores locais sofrem de problemas cutâneos e gastrointestinais. Análises ao sangue revelaram a presença de substâncias fortes no organismo de muitos deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário