terça-feira, 3 de agosto de 2010

Johnny Cash - uma biografia



Álcool, drogas, sexo, música e sucesso. A história do rock está marcada por diversos artistas que tornaram-se ídolos e depois sucumbiram pela pressão do estrelato e do show bizz. Nomes como: Janis Joplin, Kurt Cobain, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Sid Vicious, Brian Jones... fazem parte de uma imensa lista de artistas que conheceram de perto tudo o que a fama pode proporcionar, de melhor e de pior.

Estão chegando agora chegam ao Brasil as biografias em quadrinhos de dois artistas que experimentaram um pouco do céu e do inferno, escreveram seus nomes na história do rock e que viveram intensamente os primeiros anos do ritmo que mudaria a música e o comportamento dos jovens para sempre: Johnny Cash e Elvis Presley. Os dois projetos são resultado do trabalho do mesmo artista: o premiado autor alemão Reinhard Kleist e estão sendo lançados aqui pela editora 8Inverso. 

Reinhard Kleist conta que lembra o impacto que uma foto de Cash, em um disco que o pai tinha em casa, lhe causou ainda pequeno. ``Eu pensava, este cara é cool´´. O projeto original de Kleist era fazer versões ou interpretações em quadrinhos de clássicos do rock. Até que um amigo lhe emprestou uma biografia de Johnny Cash (The Beast in Me - de Franz Dobler). ``Eu nunca havia imaginado que um livro sobre um cantor country pudesse ser tão excitante. Quando terminei o livro,  estava absolutamente convencido que o meu projeto havia mudado.´´ 

Johnny Cash teve uma vida atribulada. Filho de uma família pobre, conheceu de perto a pobreza e o desalento. Ainda criança, ajudava o pai, a mãe e os irmãos na colheita de algodão produzido na fazenda da família. A mesma cultura que influenciara o surgimento do blues com o canto dos escravos em meio às plantações. Sobre este período da sua vida, Cash diria anos depois: ``Você não precisa ter vivido na pobreza para fazer uma música country bem-sucedida. Mas que ajuda, ajuda.´´

Foi nesta fase que Johny Cash viveria o primeiro trauma da sua vida: a perda do irmão Jack, vítima de um acidente com uma serra-elétrica enquanto cortava madeira. Para o resto da vida, Johnny se perguntará várias vezes, em situações de dúvida: ``O que Jack teria feito no meu lugar?´´ E o irmão, como se fosse um anjo da guarda, daria a resposta.

Kleist não abandonou de todo a sua ideia original de ilustrar clássicos do rock, e introduziu no livro a sua versão para ``The Ballad of Ira Hayes´´, ``Big River´´ e ``A boy named Sue´´. O resultado do trabalho se traduz no sucesso que o livro vem alcançando desde que foi lançado. A biografia de Cash conquistou algum dos principais prêmios na Alemanha, como o prêmio de Melhor Livro de Quadrinhos Alemão nas Feiras do Livro de Munique (2006) e de Frankfurt (2007), o Max und Moritz de Melhor Graphic Novel alemã no ano de 2008 e, em 2009, o “Les prix des ados” no Festival Literário de Deauville, na França, por sua versão em francês.  

Para produzir o livro, Kleist teve de realizar muitas pesquisas e ainda obter a permissão de uso das letras das músicas que foram ilustradas por ele na biografia. 

O trabalho impressiona. O livro, que chega ao Brasil ao mesmo tempo em que a versão norte-americana chega aos Estados Unidos, é intenso como a própria vida de Cash. Conhecido por seu temperamento explosivo e seus problemas com drogas e álcool.  

O estilo de Kleist lembra em muito o grande artista americano Paul Pope, mais conhecido no Brasil por seus trabalhos feitos para Batman (Batman ano 100 ou Batman Berlin). A opção pelo preto e branco acentua a dramaticidade da história. O traço é um tanto grosseiro. Às vezes quase caricatural. Mas eficiente. Kleist é econômico nos detalhes, como: cenários, roupas e outros elementos de cena, preferindo investir mais energia na narrativa. Aqui uma nota de destaque para as várias informações históricas oferecidas por Kleist ao longo do livro. Em diversas passagens, o autor nos oferece dados sobre as músicas de Cash ou sobre passagens fundamentais da vida do cantor. A biografia de Cash concorreu ao Eisner Award 2010 (uma espécie de ``Oscar´´ dos quadrinhos) de Melhor Escritor/Artista de Quadrinhos de Não Ficção.  


As pessoas mais ligadas em cinema lembrarão certamente do filme ``Johnny e June´´ estrelado por Joaquim Phoenix e Reese Witherspoon.


Para quem ficou curioso em conhecer o cantor Johnny Cash ``em pessoa´´, vale a pena conferir uma gravação original do seu mais famoso sucesso: Folsom Prison Blues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário