sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Uma boa e uma má notícia



A editora HQ Maniacs acaba de divulgar uma notícia que ao mesmo tempo em que atende a uma antiga expectativa dos  colecionadores de quadrinhos, frustra aqueles que almejam o crescimento do número de leitores e a valorização da linguagem dos quadrinhos na cultura nacional.

A HQM está relançando no Brasil a fantástica série Classics Illustrateds,  editada no Brasil pela Editora Abril na década de 80. A coleção original, publicada nos Estados Unidos, reunia 27 títulos. Mas apenas 12 números chegaram por aqui.

A HQ Maniacs promete agora lançar toda a série e outros três títulos inéditos que nunca haviam sido publicados em nenhum outro país. O primeiro livro será uma versão de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, pelo premiado artista Kyle Baker.

A minha crítica fica por conta do preço pelo qual a série será vendida no Brasil - R$ 39,00 para o primeiro volume. É lamentável ver uma excelente oportunidade de atrair e formar novos leitores para a Nona Arte ser perdida desta forma. Por este preço, a coleção acabará restrita às livrarias (ao contrário da primeira versão lançada pela Abril, que foi comercializada nas bancas de revistas). 

A Abril lançou nos anos 80 os títulos: Moby Dick, Grandes Esperanças, Hamlet, O Conde de Monte Cristo, A Ilha do Dr. Moreau, As aventuras de Tom Sawyer, A Queda da Casa dos Usher, O Morro dos Ventos Uivantes, A Letra Escarlate, A Ilha do Tesouro, Cyrano de Bergerac, e O Presente de Natal e Outras Histórias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário