sábado, 14 de agosto de 2010

Os quadrinhos revisitam Auschwitz - parte 1


É inevitável. Quando pensamos no terror e absurdo da Segunda Guerra, a primeira imagem que imediatamente vem à cabeça da maioria da população ocidental é dos campos de concentração de Auschwitz; um conjnto de três grandes campos de extermínio nazista e outros 40 pequenos campos de apoio construídos na Polônia, a sessenta quilômetros da capital Cracóvia.

A indústria do cinema eternizou, em dezenas de filmes, o massacre de judeus, ciganos, homossexuais, intelectuais,prisioneiros de guerra e outros grupos perseguidos pelos alemães. Filmes como "A Vida é Bela", "A lista de Schilinder", "A escolha de Sofia", "O menino do pijama listrado", "Amarga sinfonia de Auschwitz" entre outros, fizeram com que o holocausto não caísse no esquecimento, mesmo passados mais de 65 anos. Fenômeno que não ocorreu com outros massacres recentes, como: guerra da Bósnia, o genocídio de Rwanda, a matança em Timor Leste, apenas para citar alguns exemplos.

As histórias de Auschwitz, como não poderia deixar de ser, também chegaram aos quadrinhos. Já há alguns anos, diferentes artistas vêm se dedicando a construir roteiros e ilustrações para romances gráficos que têm os campos como cenário... O Blog Nona Arte faz a partir de hoje, a avaliação de trabalhos elaborados sobre o tema, alguns deles inéditos no Brasil. Acompanhe o Blog nas próximas semanas

Maus, de Art Spielgman











Magneto, Testamento











Auschwitz, de Pascal Crocci











A Busca, de Eric Heuvel

Nenhum comentário:

Postar um comentário