sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

1968: Ditadura Abaixo


O projeto “Ditadura Abaixo”, coordenado pela jornalista paranaense Teresa Urban, poderia ser uma excelente crônica sobre os movimento estudantis em Curitiba, no período da ditadura militar. Ou ainda um “almanaque” de curiosidades dos anos 60/70. Ou, quem sabe, uma excelente reportagem em quadrinhos sobre a repressão aos movimentos estudantis durante os anos de chumbo. Ao final, “Ditadura Abaixo”, pela ânsia de ser tudo isso ao mesmo tempo, acaba não sendo nenhum dos três.
A crítica parece cruel, mas não é. Explico...

O livro “Ditadura Abaixo”, escrito por Teresa Urban, ela própria uma militante estudantil nos anos 1960 e ilustrado por Guilherme Caldas, reúne textos, recortes de jornais e revistas, propagandas da época, documentos obtidos no Dops (Delegacia de Ordem Política e Social), fotografias, fanzines, letras de músicas e... quadrinhos. Tudo isso em uma mesma página. O resultado, como seria de esperar, é confuso, sem foco.

Se os autores tivessem optado por uma reportagem em quadrinhos sobre o ano de 1968, resgatando os bastidores do movimento estudantil, e utilizado todos os elementos reunidos através de uma minuciosa pesquisa para uma reconstituição mais detalhada e fiel de roupas, do ambiente, e dos personagens, “Ditadura Abaixo” poderia ser um dos mais importantes documentos em quadrinhos já lançados no Brasil.

Infelizmente, não é isso que vemos. De todo modo, a leitura é didática e é um serviço para as novas gerações que nunca ouviram “Alegria, Alegria” ou “Para não dizer que não falei de flores”. Mas decepciona aos aficionados por quadrinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário