sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

No Pasarán!

A Guerra Civil Espanhola já serviu de inspiração para uma infinidade de grandes autores como George Orwell, Ernest Hemingway, Arthur Miller, John Steinbeck, William Faulkner entre outros. O conflito que, de certo modo, foi um prenúncio da II Guerra Mundial, marcou profundamente a história da Espanha e ainda hoje é lembrada de forma dolorosa pelo povo espanhol. Apesar da guerra ter ocorrido entre 1936 e 1939, ela ainda influencia diretamente nos rumos políticos do País.

Como não poderia deixar de ser, este evento histórico também tem resultado em excelentes trabalhos em quadrinhos. Vamos abordar dois deles nesta dica de hoje: "As Falanges da Ordem Negra" de Pierre Christin e Enki Bilal e "Nossa Guerra Civil", resultado do trabalho coletivo de diversos roteiristas e desenhistas espanhóis.

A obra de Pierre e Bilal tem a Guerra Civil como pano de fundo e não tem o propósito de ser um trabalho de resgate histórico. O livro conta a saga de ex-combatentes das Brigadas Internacionais (formadas por voluntários de diferentes países que acorreram à Espanha para defender a República), que já sexagenários se vêem novamente em guerra com as forças facistas seguidoras do ditador Franco. A história começa quase quarenta anos após o fim do conflito, com um ataque das Falanges da Ordem Negra a um pequeno povoado espanhol que havia apoiado as tropas fiéis à República. Os facistas queriam vingar o orgulho ferido e assassinaram toda a população da vila.

Os ex-brigadianos decidem voltar à Espanha para "fazer justiça" e defender a população dos ataques facistas. O que se segue é uma perseguição implacável entre os remanescentes dos dois grupos rivais até que apenas um único combatente sobrevive. Toda a história é contada no formato de flash back a partir das memórias do jornalista Jefferson Pritchard que decide escrever sobre a guerra tardia. Ao final, Pritchard chega a conclusão de que não é capaz de lembrar o real motivo que levou tantos homens à morte. O livro está longe de ser uma manifestação pela paz, mas a trama envolvente de Pierre Christin e o sempre fantástico traço de Enki Bilal garantem a boa leitura. O livro foi lançado em 1979 e só encontrado hoje no Brasil em alguns poucos sebos.

Nossa Guerra Civil

A segunda sugestão de leitura sobre a Guerra Civil Espanhola é o livro "Nuestra Guerra Civil", da Ariadna Editorial (ainda inédito no país). O livro reúne diversos autores espanhóis que aceitaram o desafio de aglutinar alguns dos aspectos mais relevantes desta luta em cinco histórias, todas baseadas em fatos reais. Estão retratados no livro os cruéis fuzilamentos do oponentes de Franco, a deportação de espanhóis para os campos de concentração alemães, os bombardeios sobre as populações civis (que deram origem a "Guernica" - de Picasso), entre outros momentos da guerra. Cada autor escolheu um tema que lhe tocava mais de perto e cada história foi desenvolvida de forma e estilo distintos. Destacamos a participação de Angel de la Calle, que ficou conhecido no Brasil pelo livro "Moddotti, uma mulher do seculo XX".

O livro foi muito bem recebido pela crítica espanhola e chegou a ser um dos finalistas, na categoria Melhor Livro do ano de 2006, do 25º Festival Internacional do Comic de Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário