sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Metamorfose, quadro a quadro



Toda adaptação de um clássico da literatura para outra forma de arte (cinema, teatro, música ou quadrinhos) coloca o artista que adapta o livro sob um imenso perigo: de ficar preso em uma deferência quase religiosa à obra original. Uma relação que geralmente descamba para o medo e muitas vezes para uma adaptação medíocre. O americano Peter Kuper consegue escapar ileso desta ameaça, mesmo encarando o desafio de criar uma adaptação para um dos mais importantes e estudados romances do século XX: A Metamorfose, de Franz Kafka.

Peter Kuper é mais conhecido no Brasil pelas histórias de “Spy VS Spy” publicadas na revista Mad. Mas os colecionadores de quadrinhos vão lembrar de “O Sistema”, uma história sem diálogos que se tornou um clássico na década de 1990.

Kuper já havia experimentado a aventura de entrar no universo de Kafka. Em 1995 ele lançou uma versão em quadrinhos de uma série de contos do escritor. O livro “Desista” (lançado pela primeira vez no Brasil pela L&PM e reeditado pela Conrad) já mostrava uma percepção inovadora de Kuper para a atmosfera sombria das histórias de Kafka.

Para transpor a tragédia de Gregor Samsa para os quadrinhos, o artista mergulhou mais fundo nas fantasias do autor tcheco. O resultado é supreendente. Kuper utiliza todos os recursos visuais possíveis para levar ao leitor as angústias do persnagem. A técnica usada nos desenhos em branco e preto e traços nervosos remete imediatamente à xilogravura. O ambiente é hostil. O clima denso.

“Certa manhã, depois de despertar de sonhos conturbados, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso”. Desde 1915, ano de lançamento do romance, milhões de leitores tentam imaginar esta cena. Agora eles podem encontrar uma interpretação à altura.

Conheça também esta excelente adaptação da obra de Franz Kafka produzida na Espanha que une quadrinhos, cinema e fotografia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário