sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

História de uma sobrevivente

O livro "A garota do papai" (Daddys girl), da americana Debbie Drechsler, é um tiro na ingenuidade daqueles leitores que ainda pensam os Quadrinhos como algo infantil ou sub-literatura. Lançada em 1996, a obra causou um forte impacto nos meios literários por abordar uma situação de abuso sexual entre pai e filha. A história é parcialmente auto-biografica. Debbie, no papel da personagem Lily, relata o terror da violência sexual sofrida na solidão e em silêncio por uma criança durante anos seguidos. A mãe tem conhecimento da violência praticada pelo pai mas prefere ignorá-la e acusar a filha pelo casamento destruído. Enquanto isso, as visitas noturnas do pai vão soterrando a menina em si mesma, destroçando sua auto-estima e sua capacidade de defesa.

As cenas são extremamente fortes, mas em nenhum momento eróticas. Debbie se utiliza de todos os recursos da literatura em quadrinhos para fazer um corajoso grito de alerta contra a violência silenciosa que atinge milhares de crianças nos Estados Unidos e em outros países. As reflexões de Lily sobre a situação de violência vivida por ela são cruéis e revelam os conflitos vividos por muitas meninas e meninos expostos ao abuso. Em certo momento ela lembra: "Meu pai dizia que eu tinha a culpa pelo que ele me fazia. Disse que eu fazia com que ele perdesse a cabeça. Que ele sabia que eu gostava quando me fazia aquilo. Disse que sabia pelo modo como eu olhava para ele."

Muito pequena Lily pensa em suicídio e quase chegou a fazê-lo tomando remédios. À noite ela desejava ter câncer e morrer. A idéia de que pertenceria a seu pai para sempre aterrorizava: "Assim é minha vida. Um autêntico desperdício", diz.

O Traço de Debbie Drechsler lembra os desenhos de crianças: tortuosos, imprecisos, quase uma estética naïfe. Nada mais apropriado. A impressão que causa ao leitor é exatamente a de estar lendo o diário de Lily, compartilhando seus medos e angústias. O livro ainda não foi lançado no Brasil, mas um dos capítulos (Visitas Noturnas) pode ser conferido em uma antologia de novos autores americanos lançada pela Conrad Editora. "A Garota do Papai" é um trabalho imprescindível, mesmo que sua leitura possa ser dolorosa e desagradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário