sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A lenda do capitão Alatriste

O capitão Diego Alatriste é um dos maiores sucessos editoriais na Espanha nos últimos 12 anos. As aventuras deste espadachim de aluguel ambientadas na turbulenta Madri do século XVII estão contadas em uma série de seis livros do escritor Arturo Pérez-Reverte (membro da Real Academia Espanhola). Esse sucesso se de público rendeu um filme, estrelado pelo ator Viggo Mortensen (ver clip abaixo) e uma excelente HQ lançada em 2005 na Espanha e ainda inédita no Brasil.



Alatriste não é um herói. Tampouco um vilão. O capitão é um personagem extremamente humano (no sentido completo da palavra) em um mundo em intensas transformações. A saga do personagem se confunde com a própria história da Espanha e da Europa do início do século XVII: incontáveis guerras, escaramuças palacianas, saques, duelos de espadas em tavernas...

O quadrinho "El Capitán Alatriste" é resultado da parceria entre Carlos Giménez, considerado o mais importante autor de histórias em quadrinhos na Espanha nos últimos 30 anos, e do desenhista Joan Mundet. Coube a Carlos Giménez a responsabilidade de construir um roteiro para a HQ que fosse fiel ao clima original da obra. E ele consegue alcançar um resultado com maestria. Apesar da complexidade da trama que inclui dezenas de personagens secundários e uma esganiçada luta de poder que se trava nos bastidores do Palácio Real, a história consegue manter o rumo, a coesão. Coisa que o filme "Alatriste" não conseguiu.

O primeiro quadrinho da série (os títulos seguintes ainda não foram lançados na Espanha), conta um pouco da origem do Capítão Alatriste e como ele se vê envolvido em uma intriga que envolve a Igreja Católica, a Família Real Britânica e o Rei da Espanha.

Para quem estiver interessado em conhecer as aventuras de Alatriste o jeito é se contentar em ler o romance "O Capitão Alatriste", lançado no Brasil pela Companhia das Letras ou encomendar o quadrinho de algum amigo que esteja indo à Espanha ou a Buenos Aires (onde o livro também pode ser encontrado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário