sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

No Fio da Navalha

Mas eu não quero me encontrar com gente louca” – observou Alice.
“Você não pode evitar isso”, replicou o gato.
“Todos nós aqui somos loucos. Eu sou louco, você é louca”.
“Como sabe que eu sou louca?”, indagou Alice.
“Deve ser”, disse o gato, “ou não teria vindo aqui”


Lewis Carroll “Alice no País das Maravilhas”



Qual a distância entre loucura e sanidade?
Para responder a esta pergunta, o escritor Grant Morrison e o desenhista Dave Mckean criaram uma das mais importantes e cultuadas histórias em quadrinhos de todos os tempos: Asilo Arkaham.

Diversos fãs e pesquisadores da vasta obra que envolve o personagem Batman apontam Asilo Arkaham como um dos trabalhos fundamentais para a consolidação do herói como o mais popular da indústria dos quadrinhos, ao lado de outras três histórias clássicas: “Batman Ano Um” (de David Mazzuchelli e Frank Miller), O Regresso do Cavaleiro das Trevas (de Frank Miller) e Piada Mortal (de Alan Moore e Brian Bolland).

A trama elaborada por Morrison questiona de forma clara e direta o equilíbrio mental de Batman e Bruce Wayne. Após uma rebelião no asilo onde estão trancafiados os seus principais inimigos, Batman precisa enfrentar os seus medos para salvar os reféns das mãos do Coringa. Mas o maior de seus inimigos é ele mesmo...

O próprio Batman diz ao comissário Gordon: “É de mim que tenho medo. Medo de que o Coringa esteja certo sobre mim. Às vezes questiono a racionalidade das minhas ações. Estou com medo de que quando atravessar os portões do asilo... quando eu entrar no Arkham e as portas se fecharem atrás de mim... vai ser como voltar para casa.”

Se o roteiro é inovador e bem construído, o que dizer do traço de Dave Mckean? O artista é um dos melhores criadores do universo dos quadrinhos. No Brasil ele se tornou conhecido pelas ilustrações das capas de Sandman e Orquídea Negra. Seu traço reúne diferentes técnicas e recursos. McKean utiliza fotos, colagens, aquarela... O resultado final é impressionante. Como se nós estivéssemos entrando no próprio inferno. Seu traço mais sugere que mostra. As sombras e silhuetas marcam a estética do quadrinho e dão ao quadrinho o clima perfeito para a história.

Asilo Arkaham foi lançado originalmente pela Editora Abril em 1990 e reeditado em 2003 pela Panini. É uma leitura imperdível para os fãs do Homem-Morcego e uma obra supreendente para aqueles que ainda acham que quadrinhos de heróis não podem resultar em grandes obras de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário