quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pesquisas sobre Quadrinhos ganham espaço nas Universidades

Studies in Comics se junta a uma lista de revistas acadêmicas dedicadas às histórias em quadrinhos, que apontam para a consolidação do estudo deste meio de comunicação nas universidades. Não faz muito tempo que tivemos o lançamento de outra publicação de peso: European Comic Art.

O primeiro número de Studies in Comics chega em 2010 e vem respaldada por nomes como Thomas Inge, Chris Murray, Roger Sabin ou Mel Gibson. Algo se move na Inglaterra. Segundo vários professores universitários, geralmente dentro dos departamentos de Teoria Cultural e Estudos Culturais, o estudo acadêmico dos quadrinhos e da sua contribuição ao debate sobre cultura e sociedade é mais que uma moda passageira.

Podemos acrescentar a esta lista outras publicações como: Journal of Popular Culture que vem publicando artigos sobre quadrinhos nos últimos 40 anos ou ainda a Revista Latinoamericana de Estudios sobre la Historieta que desde 2001 vem contribuindo para a divulgação e reflexão sobre a produção dos quadrinhos na América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário