sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Uma Galeria em Quadrinhos

Uma galeria em quadrinhos. Esta é a melhor forma de definir o livro Vincent & Van Gogh, do artista iugoslavo Gradimir Smudja. A obra é uma declaração de amor ao pintor holandês e a outros artistas do século XIX como Paul Gauguin, Toulouse-Lautrec, Claude Monet e Edgar Degas. O apuro estético e a qualidade da história renderam a Smudja dezenas de prêmios em diversos países como Portugal, Turquia, Holanda e Estados Unidos.

A trama é simples e, ao mesmo tempo, surpreendente. Não foi Van Gogh quem pintou os quadros que estão hoje em alguns dos mais importantes museus do mundo e cotados em milhões de dólares, mas um gato malandro e absolutamente mau caráter chamado Vincent. Van Gogh (que no livro não passa de um pintor medíocre), salva o animal de uma briga de rua e o gato passa a tomar conta de sua vida. O mais irônico é que, de fato, o pintor viveu, desde a infância, sob a ameaça do fantasma de um "irmão" fantástico e mais talentoso. No dia 30 de março de 1852, sua mãe Anna, teve um filho natimorto que já estava batizado como Vincent. Van Gogh nasceu no mesmo dia do ano seguinte e nunca superou este trauma.

Enquanto faltam dotes artísticos a Van Gogh, o gato tem enorme talento para confusões, assim como uma produção desenfreada. Ele pinta com as quatro patas, com a cauda, de olhos fechados, de cabeça para baixo. Em 742 dias de convivência com Vang Gogh, Vincent pintaria 1.800 telas. Nada extraordinário. Outros gatos da família já haviam mostrado grande talento como um antepassado assassinado por seu dono, Rembrandt, e seu avô Eugene, que teve suas obras usurpadas por Delaicroix. Com muito humor e criatividade, Smudja vai criando uma série de situações hilárias e fantásticas, como a cena em que Van Gogh e Gaugin escondem os seus maiores segredos. Afinal, o que ninguém sabia é que também não era Gaugin quem pintava, mais seu papagaio, Paul.

Com o mesmo humor com que o autor vai levando a história, ele reconstrói visualmente o universo de Van Gogh: as vielas de Paris, a pequena Arles (cidade a sudoeste da França), o famoso quarto do pintor, amigos de Van Gogh e, como não poderia faltar, os campos de girassol. As principais referências estão todas no livro.

Smudja, que é pintor, desenhista e caricaturista tem um enorme talento para mimetizar os grandes mestres do século XIX. Ele confessou sua indisfarçável preferência por Van Gogh: "tenho uma coleção de pinturas ‘fake' de Van Gogh embaixo da minha cama e no meu banheiro", afirma. Quando perguntado sobre por que a escolha de um gato para o personagem Vincent, Smudja explica: "O jeito de pintar dele era muito agressivo e rápido. Sempre vi suas pinturas como trabalhos de um gato".

Para quem gosta de artes plásticas o livro vai ser também um divertido desafio de tentar reconhecer as obras, os personagens reais e as referncias a outros pintores que Smudja vai distribuindo ao longo do livro.

Vincent & Van Gogh foi lançado pela editora Jorge Zahar em 2004. De lá para cá o autor já teve lançado no Brasil um outro livro, desta vez sobre Toulouse Lautrec. Dois outros trabalhos posteriores, que seguem a mesma linha, ainda estão inéditos no Brasil.

Aproveite para fazer um passeio por diferentes obras de Vang Gogh

Nenhum comentário:

Postar um comentário